5 anos de Porto

É muito louco pensar que já são cinco anos cá. Se antigamente eu pensava que o tempo tinha passado demasiado rápido, agora me faz confusão ser apenas 5 anos. É como se a vida só tivesse de fato começado depois de estar aqui, ou a concretização das grandes conquistas depois que cheguei, ou a sensação de pertencer num país que eu não nasci, mas que escolhi chamar de casa.
Ao contrário do que habitualmente faço, não vou falar de sentimentos (milagre), resolvi em homenagem aos 5 anos, falar de 5 spots no Porto que acho que todo mundo devia ver.

Ribeira/ Ponte Luís I

Eu sei. Todo mundo sabe, é o cartão postal do Porto, mas não dá para cansar. Posso passar 373838 vezes e vou parar para olhar ou tirar foto. E aqui aproveito para incluir o entorno. A Ribeira dos dois lados, tanto do Porto quanto de Gaia tem seu charme. Do lado do Porto temos restaurantes, o cais de embarque dos barcos que fazem o percurso das pontes, o funicular dos guindais, e mais um monte de coisas até chegar a Foz; (prometo falar mais disso). Do lado de Gaia, temos as caves de vinho, também temos restaurantes, o teleférico, a Marina, e etc. Do lado de Gaia, se estiver por cima da ponte, ainda tem o Jardim do Morro e a Serra do Pilar, que disputam um dos melhores spots da cidade para ver o pôr do sol.

 

Praça dos Aliados

É só uma praça? Não. É provavelmente a praça mais sem graça de sempre em critérios de praça, mas ela abriga a Câmara do Porto e basicamente antes das obras do metro todos os eventos da cidade. É rodeada de prédios antigos e hotéis, em grande parte do tempo abriga o letreiro do nome da cidade e no Natal ganha um brilho especial com a árvore montada. 

 

Rotunda da Boavista

A Praça de Mouzinho de Albuquerque, mais conhecida como Rotunda da Boavista também na maior parte do tempo, é só uma rotunda. Mas além do entorno dela abrigar a Casa da Música, o Mercado Bom Sucesso e a Avenida da Boavista que vai dar no mar (Matosinhos), em algumas épocas festivas como o São João e o Natal, a Rotunda ganha vida com os divertimentos, comidas (churros!) e pessoas para todo lado.

 

Estação São Bento

A Estação de Comboio São Bento é a mais conhecida do Porto graças aos belíssimos azulejos que compõem o átrio. São mais de 20 mil azulejos, cerca de 551m2 de área coberta por eles. Os azulejos contam toda uma história, e ainda sempre pode aproveitar para apanhar um comboio e fazer uma escapadinha a alguma outra cidade do Norte.

 

Torre dos Clérigos

Mais do que a torre de mesmo nome, é na verdade um conjunto composto pela Igreja e Casa dos Clérigos. A Igreja é simples, mas muito bonita e ainda conta com atrações sazonais. A Torre que teve construção finalizada em 1763 com 75m de altura e pouco mais de 200 degraus nos leva a uma vista 360 graus do Porto que vale a pena ver.

Já conhece algum desses lugares? Qual seu favorito, ou qual recomendariam, me contem!