Essa semana, em pleno agosto, estamos com uma semana atípica no que diz respeito ao clima, um tempinho meh, com chuvinha e vento gelado.
Eu tinha dificuldades em perceber porque o Hemisfério Norte adora o verão, e a Europa praticamente para. Por que é que todas as pessoas basicamente tiram férias em julho/agosto? Como podia nos meses de maior afluência em cidades que vivem de turismo, as lojas fecharem e as pessoas irem de férias? E principalmente, porquê as pessoas ansiavam tanto pelos dias de sol intenso para ficarem suando e morrendo de calor?
Quem me conhece sabe que eu nunca fui fã de sol. Preferia o inverno e os dias calmos sem morrer de suar e grudar na minha roupa e não conseguir dormir. Atenção para utilização do passado nessa frase anterior.
Sim, eu mudei ideia, e hoje percebo claramente o que acontece.
Em São Paulo, não temos uma previsão do tempo definida. Em um dia, temos sol, chuva, calor, frio, tudo acontece. No geral, quando faz calor, não é nada de brutal. Quando faz frio, nada que não possamos sobreviver, e quando você se acostuma com um, rapidamente chega o outro.
É verdade que eu precisei de pouco mais de um ano pra dar valor para o verão, mas acho que isso também tem a ver com a forma de viver a vida. Hoje eu vejo o impacto do verão e seus dias quentes e compridos. É o momento em que podemos aproveitar o dia como um todo, temos tempo de acordar resolver a vida e ainda podemos estar numa esplanada a tomar um copo e compartilhar com os amigos, é ver o céu se colorir de diversos tons quase às 22hs quando o sol termina de se pôr.
É ir para a praia ou um parque e aproveitar cada segundo da vitamina D que o corpo vai receber; e não que não se possa fazer tudo isso no restante do ano, mas no Porto especificamente, vivemos uns bons 9 meses de frio, e depois de viver um inverno frio, e muito, mais muito molhado, é natural ansiar pelo verão, ainda mais esse ano depois de ter passado por um lockdown e essa pandemia que ainda estamos enfrentando.
Então, universo, colabora ai, e devolve-nos os dias de sol vai? Temos pouco tempo antes do Outono chegar.